Sobre Medicina Tradicional Chinesa (MTC)

O que é Medicina Tradicional Chinesa ou MTC?

Medicina Tradicional Chinesa ou MTC, também conhecida por medicina chinesa, e uma prática de medicina com origem na antiga china, praticada a vários séculos, com base nos fundamentos da filosofia Taoista.

MTC baseia-se na interação com o ambiente e ciclos naturais da natureza, e com o funcionamento do corpo e ser humano; usando como princípios básicos a teoria do yin e yang e a teoria dos 5 elementos.

Que patologias pode Medicina Tradicional Chinesa tratar?

Para além da MTC se mostrar eficaz a cerca de 4000 anos, a Acupunctura é muito conhecida por seus benefícios para a saúde em geral e também para doenças específicas. Nos dias de hoje é recomendada como uma medicina válida em todo o mundo e reconhecida por entidades como NICE, OMS, BAcC, entre outras, num vasto ramo de patologias. A Acupunctura pode ser útil e é um tratamento eficaz em várias condições ou queixas, tais como: Reacções adversas à radioterapia e/ou quimioterapia, rinite alérgica (incluindo pólen), cólica biliar, depressão (incluindo neurose depressiva e depressão após acidente vascular cerebral), disenteria, dismenorreia, epigastralgia aguda (em úlcera péptica, gastrite aguda e crónica, e espasmo gástrico), dor facial (incluindo perturbações craniomandibulares), cefaleia, hipertensão, hipotensão, indução do trabalho de parto, dor no joelho, leucopenia, dor lombar, “malposition” do feto, náuseas e vómitos, dor de garganta, dor em odontologia (incluindo dor dentária e disfunção temporomandibular), periartrite de ombro, dor pós-operatória, cólica renal, artrite reumatóide, dor ciática, entorse, AVC, cotovelo de tenista.

Que indicações devo dar ao/à meu/minha acupunctor(a)?

Por questões de segurança, na Acuabi o paciente antes de ser tratado ou consultar o terapeuta, faz um despiste, através de um questionário das condições e doenças que podem por em risco a saúde ou a segurança do paciente.

Em consulta, o paciente deverá apresentar e expor a sua queixa, e dispor com abertura e sinceridade toda a informação requerida quando questionada pelo terapeuta. E sempre recomendado que o paciente informe o terapeuta para além da queixa principal, qualquer outra condição ou doença, no presente ou passado, crônica ou aguda; qualquer intervenção cirúrgica, acidentes ou lesões, e medicação atual (natural ou farmacológica).

Um tratamento de MTC envolve sempre Acupunctura?

Não, a MTC abrange varias vertentes no ramo da medicina chinesa tais como: acupunctura, fitoterapia chinesa, massagem terapêutica Tui Na e Qi gong; bem como aplica varias técnicas de tratamentos moxabustão, ventosaterapia, gua sha, electro-estimulação e acupunctura a lazer (sem agulhas).

Sobre Acupuntura

A Acupunctura é compatível com os cuidados médicos da medicina convencional?

A Acupunctura, tais como todas as outras vertentes e técnicas de tratamento em Medicina Tradicional Chinesa complementam a medicina convencional ocidental. O objetivo da Acuabi e a melhora eficaz do paciente, na qual a colaboração de ambas as partes e imprescindível para poder assegurar os melhores resultados para o paciente.

Como é que a Acupunctura funciona?

A Acupunctura e MTC em geral focam-se em tratar a pessoa ou indivíduo num todo, em vez da doença isolada, o que por sua vez trata a queixa ou doença apresentada pelo paciente; esta abordagem permite que a MTC trate sempre a causa do problema.

A Acupunctura é usada para restaurar o equilíbrio do corpo e da mente ao restaurar a função natural dos órgãos, vísceras e tecidos do corpo humano. Este efeito e obtido estimulando pontos específicos nos meridianos de Acupunctura com o intuito de harmonizar a energia vital do paciente.

Qual é a forma mais acessível de conseguir usufruir o plano de tratamento completo geralmente recomendado pelo terapeuta (6 tratamentos +)?

Depende muito da queixa apresentada pelo paciente, se é uma condição crônica ou aguda.

Acupunctura Auricular os tratamentos são muito mais acessíveis do que qualquer outra forma de tratamento de MTC, mas é importante sublinhar que as patologias tratadas com Acupunctura Auricular são muito mais limitadas.

No entanto a Acuabi oferece varias formas de minimizar o custo do plano completo de tratamento, através de Acupunctura Multibed, promoções, e também é considerado em casos individuais, geralmente após a primeira consulta, e também estabelecido o plano de pagamento.

O que esperar de uma consulta de Acupunctura?

A primeira consulta é mais longa (de 90min a duas horas) a um custo ligeiramente mais elevado que as consultas subsequentes (45min a uma hora).

O/a acupunctor(a) começa por ter uma conversa com o paciente, no qual questiona todos os sistemas do corpo humano, averigua a queixa apresentada, e faz uma examinação física, examina a língua e tira a pulsação.

Depois de acordo com as necessidades do paciente e o diagnóstico, os pontos de acupunctura são escolhidos pelo terapeuta, e as agulhas são inseridas nos mesmos, as vezes ficam retidas durante 20 min e as vezes as agulhas são inseridas e retiradas imediatamente, dependendo a intenção de tratamento do terapeuta. Por vezes outras vertentes e técnicas de MTC são usadas em conjunto com acupunctura.

Quantas consultas de Acupunctura são necessárias para obter resultados ou cumprir o plano de tratamento completo?

O plano de tratamento varia de paciente para paciente dependo da queixa apresentada, no entanto regra geral são recomendadas pelo menos 6 sessões semanais para se garantir resultados significantes, depois as sessões deverão ser espessadas progressivamente, depois preventivamente, os tratamentos de Acupunctura devem ser esporádicos, cerca de duas vezes por ano para manutenção.

O tratamento de Acupunctura dói?

Todos os pacientes têm uma experiência diferente, com diferentes níveis de resistência e sensibilidade a dor. A maior parte das pessoas reportam que ocorre uma ligeira sensação de formigueiro, ou não sentem qualquer sensação.

Quem é que procura o tratamento de Acupunctura?

Todo o tipo de pacientes, de todas as idades e géneros incluindo mães gestantes e crianças.

A Acupunctura provoca algum efeito secundário?

Por vezes, logo após ao tratamento, o paciente pode sentir sonolência; raramente um ligeiro hematoma surge depois da agulha ser retirada, em certos casos a onde o tratamento requer muita estimulação e manipulação física, os sintomas apresentados pelo paciente podem ficar ligeiramente pior temporariamente antes de ficar melhor.

Se outras técnicas de tratamento de MTC, como Ventosaterapia e Gua sha forem usadas em combinação com o tratamento de acupunctura, podem deixar marca na pele (é indolor), as quais desaparecem por si mesma em cerca de 3 dias.

Sobre Acupuntura e Crianças

Como é que uma criança lida com o tratamento de Acupunctura?

Como tratar a adultos, a tolerância a dor e o medo do tratamento difere de indivíduo para indivíduo, e sim as vezes dói um bocadinho e choram durante a inserção da agulha durante o tratamento, mas depressa são consoladas, e as vezes as crianças não sentem nada.

O que a maioria das crianças não gostam, é de serem contidas a uma posição, por exemplo agarrar o braço ou manter o pé imóvel, e é neste momento que protestam. O processo de inserção da agulha e tão rápido que as vezes as crianças nem notam.  Muitas vezes a experiência ou trauma de um tratamento de acupunctura para uma criança e o mesmo do limpar a boca a seguir a refeição ou tentar assoar o nariz. Seja como for, e por muito que custe, tem que se medir este trauma/dor/experiência com o potencial benefício do tratamento e a melhora do estado de saúde da criança.

E bom reiterar que o conceito de dor para uma criança e diferente de um adulto. Embora ninguém goste de infletir dor, especialmente a crianças, e bom lembrar que o mundo de uma criança esta rodeado de dor; por exemplo bebés e infantes ate aos 3 não conseguem distinguir entre a dor e a fome então ou choram ou queixam-se de uma dor. A medida que crescem a dor faz parte do seu desenvolvimento e coordenação motora, eles caiem, arranham-se, contarem nódoas negras constantemente causando dor de uma maneira ou de outra; resumindo a dor faz parte do dia a dia duma criança. A picada da agulha da acupunctura não passa mais do que mais uma dessas experiências de dor.

Qual é a reação das crianças às agulhas de Acupunctura?

A maioria das crianças depois de terem experimentado Acupunctura pela primeira vez não se importam mais, e deixa de ser um problema. As crianças associam a agulha a uma injeção, mas assim que tem contacto direto com agulha de Acupunctura, tocam, mexem e manipulam e depositam-na no contentor, passa a não ser uma associação, mas uma realidade menos assustadora.

No entanto, há varias técnicas de tratamento usadas no tratamento de Acupunctura Pediátrico que não envolve agulhas, tais como massagem Tui na, laser, rolos, moxabustão, ventosaterapia assim como mudanças no estilo de vida da criança ou mesmo da família, por exemplo dieta. Isto depende do tipo de queixa apresentada, do diagnóstico determinado pelo terapeuta na primeira consulta e das necessidades de cada criança.

Com que idade as crianças podem ter Acupunctura?

Em teoria assim que nascem, depende de caso para caso. No entanto nos primeiros 3 meses de vida, na Acuabi, preferimos usar outras técnicas de tratamento sem o uso de agulhas, por exemplo massagem Tui na.

Quais são as patologias mais comuns apresentadas em clinica por crianças?

Depende sempre muito da idade da criança, no entanto, patologias como asma, tosse crónica, enurese noturna (xixi na cama), insónia, problemas de comportamento (transtorno de deficit de atenção com hiperatividade TDAH, desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem, atraso de crescimento), problemas digestivos (cólicas e problemas com o apetite), alergias, diarreia e obstipação crónica. Estas são as patologias mais comuns que passam pelas nossas portas na Acuabi.

Existe alguma reação adversa ao tratamento de Acupunctura para crianças?

Isso depende muito do indivíduo (da criança, da queixa apresentada e a quanto tempo essa queixa se manifesta nesse indivíduo). Por vezes após o tratamento as crianças manifestam-se com um comportamento inadequado explosivo, por exemplo uma criança que normalmente e doce e meiga, pode temporariamente se tornar rabugenta, argumentativa, a fazer birra, testando os limites de certa forma.

Outras Dúvidas sobre a Acupuntura e MTC

As grávidas podem ter tratamento de Acupunctura?

Sim definitivamente, é recomendado pré e pós-parto, por ser muito benéfico para mamã e para o bebé, visto que é uma intervenção natural e sem qualquer tipo de químicos embora muitos colegas preferem não o fazer. Existem protocolos de preparação para parto, controlo da dor em trabalho de parto, e indução de parto, para alem de poder oferecer alivio das varias dores e desconforto durante a gravidez que a medicina ocidental pouco pode fazer, com enjoos, insónias, dores musculosqueléticas, sinusite, retenção de líquidos, ansiedade entre outras.

Pessoas que tiveram tratamento de quimioterapia ou radioterapia podem ter tratamento Acupunctura?

Pode, e é bastante benéfico para minimizar os efeitos secundários destes tratamentos com fármacos tão fortes.

No entanto é preciso ter um cuidado especial; por exemplo na recuperação do cancro da mama, a onde houve uma operação e tratamento de quimo e radioterapia, e aconselhável não inserir qualquer agulha do braço e região peitoral do lado a onde foi operado.

Regra geral, o uso do laser está interdito até 6 meses após do fim do tratamento de quimo ou radioterapia.

A Acupunctura é um tratamento seguro?

Sim, todas as a agulhas de acupunctura são muito finas, maleáveis, inquebráveis, esterilizadas e descartáveis, de forma a garantir ao paciente os mais altos padrões de segurança.

Que credenciais o paciente deve procurar num acupunctor de MTC de acordo com a lei nº71/3013?

O paciente deve-se reassegurar que o terapeuta:

  • Possui eguro de responsabilidade civil profissional – portaria Nº200/2014;
  • É acreditado em MTC ou acupunctura, apto com técnicas de diagnostico-Artigo Nº4 portaria Nº207G/2014;
  • Mantém sigilo de todos os registos clínicos e laboratoriais;
  • Usa de agulhas descartáveis, estéreis e mantém-nas num ambiente limpo e seguro;
  • Possui cédula profissional de acupunctura ou MTC cedida pela Direção Geral de Saúde (ou uma provisória).
O que é Reflexologia?

A Reflexologia é uma terapia complementar segura e muito suave, no entanto poderosa, com base no princípio de que cada parte do corpo tem um ponto reflexo correspondente nas mãos e nos pés. Através da aplicação de pressão com o dedo polegar do terapeuta nos pontos reflexos específicos, é induzido um estado de relaxamento e bem-estar, em que é reduzido o stress e a tensão em todo o corpo. Uma vez, em estado relaxado, o corpo pode funcionar de forma mais eficaz, promovendo assim saúde e uma sensação de bem-estar. Tratar todo o pé tem um efeito relaxante e afeta todo o corpo.

Sobre Tui na

O que é massagem terapêutica Tui na?

Um tratamento de Tui na, pode parecer apenas uma massagem comum onde é exercida manipulação dos tecidos moles, musculares e articulações. Mas o objetivo ou alvo do terapeuta não só é manipular esses tecidos, mas também diagnosticar e selecionar os meridianos, e por sua vez os pontos específicos de acupunctura que precisam de ser tratados. Estes são massajados de formas diferentes, para desbloquear e promover uma livre e saudável circulação de Qi.

Tui na é uma forma terapêutica usada na China em problemas e doenças que no ocidente é comum serem tratadas por osteopatas, fisioterapeutas, quiropráticos e medicação.

Que tipo de queixas os pacientes procuram o tratamento de massagem Tui na?

Tui na trata de dor crónica, especialmente se causado por lesões ou problemas musculosqueléticos. Problemas no pescoço, ombros, imobilidade e dor das costas, ciática, “cotovelo de tenista” respondem muito bem ao tratamento de Tui na. No entanto é impossível tratar uma doença ou problema específico no corpo, sem ao mesmo tempo melhorar a circulação e o estado do Qi no corpo de cada um.

Sendo assim, problemas como, TPM, síndroma do colón irritável, obstipação, dores de cabeça, enxaquecas e um vasto número de problemas emocionais, podem também ser tratados com massagem Tui na.

É preciso tirar a roupa no tratamento de massagem Tui na?

Tui na é uma massagem que pode ser aplicada por cima da roupa. Os pacientes podem estar sentados numa cadeira ou deitados na marquesa, dependendo do problema e local do mesmo apresentado pelo paciente; ou o que é mais confortável para o paciente e terapeuta.

Há alguma contraindicação no tratamento de massagem Tui na?

Como todas as formas de terapia, há certas condições que contraindicam Tui na mas poucas são totalmente contraindicadas. A massagem Tui na não e recomendada a pessoas com problemas cardíacos, ou cancro, especialmente o da pele e o do sistema linfático; osteoporose; pele inflamada ou eczema, psoríase, herpes-zóster, doenças infeciosas, ou tropicais.

Quais os benefícios terapêuticos da massagem Tui na?

Benefícios sobre a pele, sobre a circulação sanguínea e linfática, sobre a musculatura, sobre o sistema nervoso (vegetativo), sobre o sistema nervoso (cerebrospinal), sobre as vísceras e órgãos, e sobre as glândulas endócrinas.

Sobre Fitoterapia Chinesa

O que é Fitoterapia Chinesa?

Fitoterapia Chinesa compõe-se por plantas medicinais chinesas, substancias compostas por extratos de ervas e plantas, cujos princípios ativos tratam uma variedade de patologias, de acordo com diagnóstico em MTC. Fitoterapia chinesa por vezes é usada em conjunção com acupunctura ou Tui na.

Porque se toma Fitoterapia?

Normalmente fitoterapia chinesa é usada como completo de um tratamento de acupunctura ou Tui na, isto e, as vezes acupunctura sozinha, não é o suficiente, fitoterapia reforça e complementa o tratamento, permitindo melhores resultados para o paciente.

Como se aplica Fitoterapia Chinesa?

A aplicação da Fitoterapia Chinesa segue os princípios gerais da teoria da Medicina Chinesa sendo adaptada de acordo com as diversas síndromas que forem diagnosticadas aquando da consulta inicial. Assim, é para conforto dos pacientes, ao contrário do que é usual na China, onde os pacientes levam da farmácia largos pacotes com as ervas das fórmulas para fazerem as decocções em casa, em Portugal essas decocções não são necessárias e o paciente toma as fórmulas sob a forma de gotas ou comprimidos conforme os diferentes casos.

De onde vem Fitoterapia Chinesa?

A Fitoterapia que prescrevemos é totalmente produzida na Europa, em laboratórios que cumprem as mais rigorosas normas internacionais de fabricação da indústria farmacêutica.

A Fitoterapia Chinesa tem efeitos secundários?

Não, tal como já foi dito, uma fórmula de Fitoterapia Chinesa é elaborada de forma a que cumpra a sua função terapêutica sem provocar qualquer tipo de efeito secundários para tal, são usadas plantas cuja função é promover o efeito terapêutico desejado (analogicamente poderemos considerá-las o princípio ativo da fórmula), outras para direcionar o efeito para o local onde é pretendido, outras para potenciar o efeito terapêutico e, por fim, umas outras cuja função é anular qualquer efeito indesejado que todas as anteriores possam provocar. São, no fundo, fórmulas holísticas.

Quem pode tomar Fitoterapia Chinesa?

Qualquer pessoa pode tomar a Fitoterapia Chinesa. Em alguns casos esta é mesmo a única opção.

Style Switcher

Predefined Colors

Layout Style


Background Pattern