Acupuntura

O que é acupuntura?

Acupunctura é uma medicina oriental, usada para restaurar o equilíbrio normal do corpo humano e das suas funções, estimulando pontos específicos em determinados Meridianos de acordo com o paciente em causa; ajudando assim a harmonizar a “energia vital” de cada um (QI), influenciando não só o bem-estar do corpo mas também da mente. A acupunctura não é só considerada uma terapia holística mas também uma medicina terapêutica. Yin e yang representam 2 forças opostas e interdependentes, que precisam de estar equilibradas para um indivíduo se manter saudável. Na Medicina Tradicional Chinesa acredita-se que o desequilíbrio dos elementos que constituem o yin e o yang podem ser a causa de doença. O yin simboliza substância material, o corpo e o yang simbolizam energia imaterial, a mente.

Saiba mais aqui…

Também existem outras técnicas anciãs de Medicina Tradicional Chinesa, tais como ventosaterapia, moxabustão, Gua Sha e Tui na, que podem ser usadas em conjunto no tratamento de acupunctura. Em acupunctura pediátrica algumas destas técnicas são usadas no lugar das agulhas.

Especialidades de Acupunctura na Acuabi

 

Como é que acupuntura o pode ajudar?

A acupunctura é muito conhecida por seus benefícios para a saúde em geral e também para doenças específicas. A Acupunctura trata uma série de condições clínicas, tais como, problemas respiratórios, emocionais e de comportamento, dependências como álcool e drogas, lesões ósseas e musculares, problemas digestivos, de imunidade, problemas ginecológicos, e de fertilidade, gravidez, parto e pós parto, assim como acupunctura pediátrica.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu através de estudos controlados, que a acupunctura pode ser útil e um tratamento eficaz em várias condições ou queixas especificas, tais como: Reacções adversas à radioterapia e / ou quimioterapia, rinite alérgica (incluindo pólen), cólica biliar, Depressão (incluindo neurose depressiva e depressão após acidente vascular cerebral), disenteria, Dismenorreia, epigastrialgia aguda (em úlcera péptica, gastrite aguda e crónica, e espasmo gástrico), dor facial (incluindo perturbações craniomandibulares), cefaleia, hipertensão, hipotensão, Indução do trabalho de parto, dor no joelho, leucopenia, dor lombar, “Malposition” do feto, náuseas e vómitos, dor de garganta, dor em odontologia (incluindo dor dentária e disfunção temporomandibular), Periartrite de ombro, dor pós-operatória, cólica renal, artrite reumatóide, dor ciática, Entorse, AVC, cotovelo de tenista.

Assim como a OMS, outras organizações, como NICE e o BAcC e DGS (direcção geral de saude) têm evidências de que a acupunctura pode ser muito eficaz para tratar uma variedade de problemas e sintomas, embora todos eles reconheçam que mais pesquisas em estudos controlados devem continuar a ser desenvolvidos.

O que esperar de um tratamento de Acupunctura?

Com excepção da primeira consulta, em que uma extensa conversa entre o terapeuta e o paciente ocorre para determinar o diagnóstico adequado, nas consultas subsequentes só uma breve conversa ocorre. O que difere o tratamento de diagnóstico dos outros é que, o primeiro tratamento ou de diagnóstico, tem uma duração de 1.30 a 2 horas, no qual o paciente será questionado acerca do seu historial de saúde assim como examinação física. Em todas as consultas o terapeuta mede o pulso, observa a língua e prossegue ao inserir das agulhas muito finas de acupunctura em ponto específicos.

Todos os pacientes têm experiências diferentes, níveis de sensibilidade diferentes e têm diferentes limiares em relação á dor, isto é, o nível de dor para um não é o mesmo para o outro. “Pessoalmente eu não considero o tratamento de acupunctura doloroso”, o que a maior parte dos pacientes reporta é que sentem uma ligeira sensação estranha, dormente, ardor ou uma moinha como se alguém pressionasse uma nódoa negra; qual quer uma destas sensações só tem a duração de alguns segundos. Há pacientes que não sentem nada.

Se for necessário, outras técnicas de tratamento serão usadas em conjunção com acupunctura, isso vai depender da natureza da queixa do paciente ou e aonde a queixa está localizada. Tais como: Ventosas, Massagem Tui na, Moxa-Artemísia. Acupunctura é um tratamento seguro, todas as agulhas usadas num tratamento de acupunctura são individualmente empacotadas e esterilizadas, para uso único.

Os terapeutas da Acuabi seguem estritamente os códigos profissionais de ética e segurança recomendados e exigidos por lei e por entidades da ordem de BAcC (British Acupuncture Council) e a DGS (direcção geral de saúde). O acupuntor está habilitado para exercer primeiros socorros.

A Acupunctura trata uma série de condições clínicas, tais como, problemas respiratórios, emocionais e de comportamento, dependências como álcool e drogas, lesões ósseas e musculares, problemas digestivos, de imunidade, problemas ginecológicos, e de fertilidade, gravidez, parto e pós parto, assim como acupunctura pediátrica.


 

Ventosaterapia

Voltar ao topo

Ventosaterapia é um método muito antigo da Medicina Tradicional Chinesa. O mais antigo registo do uso de ventosas data do início do século IV. Os terapeutas usavam chifres de animais ocos como ventosas, com calor para obter sucção (uma chama que queima o oxigénio dentro da ventosa), e, em seguida, colocavam-nas nos pontos específicos ou meridianos, de modo que a camada de músculo superficial e a pele é puxado para dentro da ventosa. Em alguns casos, a ventosa pode ser movida ao mesmo tempo que a sucção da pele e aplicada, separando e puxando a pele do músculo – esta técnica é chamada ventosa deslizante.

Hoje em dia, a maioria dos acupunctores usam ventosas de vidro tradicionais que ainda precisam de uma chama para obter sucção; ou de plástico espesso em que a sucção se faz com uma pequena bomba manual que aspira o ar de dentro das ventosas (como as bombas para encher os pneus da bicicleta, mas em vez de encher de ar extrai), não dependendo assim de fogo. saiba mais aqui… Evita assim o risco de incêndio e consegue-se um melhor controlo sobre a sucção necessária. Normalmente, a ventosa ou ventosas ficam retidas no local durante 10 minutos, a menos que seja aplicada a técnica de ventosa deslizante, o que cobre uma área maior de tratamento.

A pele fica avermelhada, devido ao congestionamento ou acumulação de fluxo sanguíneo. A ventosa é removida, pressionando a pele ao lado dela para permitir que um pouco de ar vaze. Por vezes hematomas ocorrem na área em que a ventosa foi aplicada, o que não é doloroso e deve desaparecer dentro de alguns dias.

A ventosaterapia não é um tratamento adequado: em pacientes com pele inflamada, convulsões ou pacientes que sangram facilmente. Em casos de gravidez e febres podem ser usadas mas com extrema precaução, cuidado e com indicação específica do terapeuta.

Embora a ventosaterapia pareça uma técnica dolorosa, algum desconforto é facilmente superado, e geralmente o feedback dos pacientes é muito positivo. É uma técnica muito eficaz para certas lesões e condições físicas.


 

Moxabustão

Voltar ao topo

Moxabustão tem sido usado em toda a Ásia há milhares de anos, e é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa que envolve queimar moxa (artemísia – uma pequena erva esponjosa que é conhecida pelos seus componentes terapêuticos). O objectivo da moxabustão na Medicina Tradicional Chinesa é fortalecer o sangue, estimular o fluxo e circulação de QI (força da energia vital), e manter uma boa saúde em geral.

Existem dois tipos de moxabustão: directa e indirecta. Na moxabustão directa, uma pequena quantidade de moxa com a forma de um pequeno cone é colocada em cima de um ponto de acupunctura e é aceso, seguidamente é extinto ou removido antes que possa queimar a pele. O paciente irá sentir uma sensação agradável de aquecimento que penetra profundamente na pele, mas não deve sentir qualquer dor. Na moxabustão indirecta, saiba mais aqui… o terapeuta acende a extremidade de um bastão ou charuto de moxa, e mantém junto à área a ser tratada, durante alguns minutos até que a área fique avermelhada. Existem outras formas de moxabustão indirecta, tais como caixa de moxa, moxa na agulha, moxa numa fatia de gengibre e num cone de sal marinho; no entanto, o bastão de moxa é a mais utilizado.

A moxabustão tem sido utilizado com segurança na Medicina Tradicional Chinesa há séculos, mas nem sempre é o tratamento adequado para todos, isso vai depender da queixa do paciente, por exemplo pacientes com problemas respiratórios. O tratamento com o uso de moxa produz uma grande quantidade de fumo com um odor forte e pungente e alguns pacientes não apreciam, pelo que podem solicitar que seu terapeuta utilize moxa sem fumo.


 

Gua Sha

Voltar ao topo

Gua Sha é um tratamento terapêutico antigo, e em chinês significa “a raspar febre”. Gua Sha envolve repetidos “golpes” de fricção, pressionados em pele lubrificada com um utensílio com uma borda lisa, pressionando com firmeza, seguindo ao longo do percurso dos meridianos de acupunctura na superfície da pele, tendo cada percurso cerca de 10 a 15 cm de comprimento.

O utensílio utilizado mais comum era uma colher de sopa chinesa de cerâmica, assim como uma moeda, ossos de animais, chifre de búfalos, ou jade. Acuabi usa ferramentas artificiais de plástico para o mesmo efeito, e que são esterilizadas após cada tratamento. saiba mais aqui…

Gua Sha é conhecido por não ser prejudicial e ser uma técnica segura, embora deixe marcas distintas, petequiais na pele. A técnica faz-se com extravasamento de sangue dos capilares periféricos (petéquias) e pode resultar em subcutânea “blemishing” (equimose) – um pouco como uma “um chupão” – que normalmente leva 2-4 dias para desaparecer. “Sha”- erupção cutânea não é a mesma coisa que a ruptura capilar (hematoma). A cor da Sha (rash) varia de acordo com a gravidade e tipo de problema ou queixa apresentada pelo paciente, podendo variar numa coloração de pele entre azul-escuro, roxo, cor de rosa claro, e o mais frequentemente é um tom de vermelho. Embora as marcas na pele pareçam dolorosas, elas não são. Os pacientes reportam sentir uma sensação de alívio, após a sua utilização.


 

Alguma dúvida?

Para mais informações por favor não hesite em contactar-nos ou consulte FAQs no nosso website.

Deixe um comentário

Related post

Terapia Bioressonância

O que é Terapia de Biorressonancia? A biorressonância é uma ferramenta terapêutica de diagnóstico e tratamento bastante precisa, indolor e sem efeitos secundários. Esta tecnologia[...]

Naturopatia

A Naturopatia foca-se no tratamento das doenças, única e exclusivamente através de processos naturais. Defende uma perspectiva holística do homem (é visto e tratado como um todo e isso[...]

Reflexologia

A Reflexologia é uma terapia complementar segura e muito suave no entanto poderosa, com base no princípio de que cada parte do corpo tem um ponto reflexo correspondente nas mãos e nos pés.[...]

Style Switcher

Predefined Colors

Layout Style


Background Pattern

cheap jordans|wholesale air max|wholesale jordans|wholesale jewelry|wholesale jerseys