Acupuntura e Fertilidade

Fertilidade com acupunctura

As causas mais comuns de infertilidade nas mulheres são endometriose, SOP, pólipos uterinos e miomas. Esta situação pode ser agravada se também houver problemas com o esperma, mas a maior parte dos casos de infertilidade são diagnosticados como inexplicáveis.

Acupunctura e Medicina Chinesa fornece uma maneira de compreender e tratar ambos os casos diagnosticados de infertilidade. Numa maneira geral, problemas de fertilidade na Medicina Chinesa pode ser devido a uma indesejada estagnação no útero, ou uma deficiência geral na energia do núcleo ou origem que é importante para a fertilidade no ponto de vista da MTC, ou uma combinação dos dois. A endometriose e os fibromas, por exemplo, são na maioria das vezes, devido à estagnação do sangue no útero, enquanto que muitas vezes POS envolve a estagnação de humidade ou mucosa. Se a estagnação é mais suave de pouca intensidade (sendo assim insuficiente para ser diagnosticado pela medicina convencional), por sua vez, essa estagnação pode actuar como um bloqueio e causar sintomas como cólicas menstruais, hemorragias pesadas (fortes) ou coaguladas, o que é prejudicial e por vezes fulcral para a paciente que pretende engravidar.

No primeiro tratamento o objectivo da acupunctura é determinar se há alguma estagnação presente e, se assim for, tratar com o intuito de a eliminar. Quando essa estagnação estiver eliminada ou suficientemente resolvida, as mulheres muitas vezes experienciam um fluxo mais puro, um sangue mais fresco e com menos dores e coagulação. Nessa altura, o tratamento muda e foca-se mais no apoio á energia do núcleo, importante para a fertilidade, o que na Medicina Tradicional Chinesa chamamos de energia do rim.

Saiba mais aqui…

Acupunctura e fertilização in vitro

O feedback das mulheres que procuram tratamento de acupunctura para complementar e durante um ciclo assistido, sentem-se muito mais relaxadas e em controlo da situação.

Idealmente, o tratamento de acupunctura deverá começar algumas semanas antes do paciente iniciar o seu ciclo de FIV. O objectivo da acupunctura é proporcionar trazer o corpo de volta ao seu equilíbrio natural, tanto físico como emocionalmente.

No sentido físico, nós procuramos e tratamos para que o ciclo do paciente seja saudável e regular. Se os seus períodos menstruais são dolorosos, com muito fluxo ou coagulados, indica uma certa quantidade de estagnação no útero, o que pode ser um impedimento muito tangível para engravidar. O terapeuta inicialmente gostaria de tentar mudar essa estagnação, o que para o paciente significa sangue mais fresco, com menos dor e menos coagulação. E também tentar restabelecer a energia central do corpo do paciente para a preparação para ciclo de FIV. Passar por um ciclo assistido, pode ser uma “montanha russa emocional” o que ao nível emocional é outra razão na qual acupunctura pode ser muito útil durante a FIV ou IIU; geralmente os pacientes acham que é muito relaxante. Se o paciente sentir que as suas emoções estão sob controlo, pode assim concentrar melhor suas energias no seu próprio ciclo, bem como lidar com as tarefas do dia-a-dia.

No dia da Transferência de Embriões

A maioria dos estudos de investigação relacionados com fertilização “in vitro” feitas usando a contribuição do tratamento de acupunctura com foram realizados imediatamente antes e depois da transferência do embrião. A equipa de terapeutas da Acuabi geralmente usa um conjunto de pontos específicos chamados ” protocolo Paulus ‘, que são os mesmos utilizados no estudo descrito abaixo. Este estudo foi importante, uma vez que foi o primeiro papel documento que sugere que a acupunctura pode afectar positivamente o resultado de um tratamento de fertilização “in vitro”.

A transferência de embriões ocorre no espaço de tempo de 5 dias da colheita dos ovos, embora normalmente seja no dia 3 ou dia 5. O cenário ideal é quando o terapeuta pode tratar o paciente antes da transferência do embrião, mas às vezes as circunstâncias exigem uma transferência mais cedo, com prazo muito curto exigido pela clínica. Esta pode ser uma altura muito stressante, por isso, a equipa de terapeutas da Acuabi fará todos os esforços para que possamos garantir o tratamento do paciente antes e depois da transferência de embriões, no dia em que o paciente precisar, mesmo se a sua transferência seja a um domingo ou feriado.

Acupunctura pode melhorar as chances de gravidez na fertilização in vitro?

Em Abril de 2002, os resultados de um estudo sobre os efeitos da acupunctura em mulheres que foram submetidos à terapia de reprodução assistida (ART) e foi publicado na “Fertility and Sterility”, a publicação oficial da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (Fertility and Sterility vol. 77 (4), pp. 721-724 (2002)).

O objectivo dos pesquisadores, era determinar os efeitos da acupunctura sobre a taxa de gravidez, comparando um grupo de pacientes que receberam o tratamento com acupunctura antes e depois da transferência de embriões, com um segundo grupo que não recebeu a acupunctura. Os pontos de acupunctura escolhidos foram seleccionados de acordo com os princípios da Medicina Tradicional Chinesa. 160 Pacientes participaram na selecção e foram aleatoriamente designados para um dos dois grupos. 34 dos 80 (42,5%) pacientes no grupo de acupunctura ficaram grávidas, em oposição aos 21 dos 80 (26,3%) no grupo de controlo. Esses resultados foram significativos e sugeriram que a acupunctura pode melhorar a taxa de gestação em mulheres submetidas ART.

Posteriormente mais investigação que tem sido feita, com resultados idênticos ou semelhantes ao estudo inicial.


Alguma dúvida?

Para mais informações por favor não hesite em contactar-nos ou consulte FAQs no nosso website.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related post

Terapia Bioressonância

O que é Terapia de Biorressonancia? A biorressonância é uma ferramenta terapêutica de diagnóstico e tratamento bastante precisa, indolor e sem efeitos secundários. Esta tecnologia[...]

Naturopatia

A Naturopatia foca-se no tratamento das doenças, única e exclusivamente através de processos naturais. Defende uma perspectiva holística do homem (é visto e tratado como um todo e isso[...]

Reflexologia

A Reflexologia é uma terapia complementar segura e muito suave no entanto poderosa, com base no princípio de que cada parte do corpo tem um ponto reflexo correspondente nas mãos e nos pés.[...]

Style Switcher

Predefined Colors

Layout Style


Background Pattern