Acuabi
Centro de Terapias Integradas
Acuabi, Rua Sacadura Cabral, 2512C, 2975-395 Quinta do Conde
Tel. 210 819 424

Reflexologia

Reflexologia

A Reflexologia é uma terapia complementar segura e muito suave no entanto poderosa, com base no princípio de que cada parte do corpo tem um ponto reflexo correspondente nas mãos e nos pés. Através da aplicação de pressão com o dedo polegar do terapeuta nos pontos reflexos específicos, é induzido um estado de relaxamento e bem-estar, em que é reduzido o stress e a tensão em todo o corpo. Uma vez, em estado relaxado, o corpo pode funcionar de forma mais eficaz, promovendo assim saúde e uma sensação de bem-estar. Tratar todo o pé tem um efeito relaxante e afecta todo o corpo.

Um tratamento de reflexologia dura acerca de 60 minutos, dependendo das necessidades do paciente ou do tratamento seleccionado pelo terapeuta, mas muito mais curto para uma criança. Na primeira sessão o terapeuta questionará a razão pela qual o paciente requer reflexologia, e também uma ligeira conversa acerca da sua história clínica. A partir desta informação, o terapeuta pode montar um perfil para poder adaptar a massagem para atender ás necessidades específicas do paciente e aconselhar o ciclo/plano de tratamento adequado, sendo geralmente 4-6 tratamentos, dependendo da queixa específica que o paciente apresenta. Depois é aconselhável uma consulta de manutenção uma vez por mês ou a cada 6 semanas para manter os resultados alcançados.

Como é que a Reflexologia o pode ajudar?

Os nossos corpos são dotados de um potencial de "autocura" maravilhosa, e a reflexologia ajuda a apoiar e estimular esta capacidade natural. Na sequência de doença, stress, lesões, o corpo está num estado de "desequilíbrio" e as vias de energia vitais estão bloqueadas, impedindo o corpo de funcionar de forma eficaz. É esse equilíbrio que a Reflexologia procura restaurar.

Através da aplicação de um método específico do dedo polegar, e pressão para estes reflexos, às partes correspondentes do corpo, são subsequentemente positivamente afectadas. Tratar todo o pé tem um efeito relaxante e benéfico em todo o corpo.

Trabalhando nesses reflexos induz um estado de relaxamento e bem-estar, reduzindo terapeuticamente o stress e tensão no corpo por inteiro. Como o corpo do paciente relaxa, promove uma melhora da circulação sanguínea e linfática. Além disso, a eliminação de toxinas acumuladas no corpo é também auxiliada. Ambos, esses efeitos permitem que todos os sistemas do corpo, órgãos e glândulas trabalhem de forma mais eficaz, o que por sua vez promove saúde e bem-estar assim como ajuda a prevenir a doença.

A reflexologia é uma terapia extremamente segura e delicada que pode ser usada para todo o tipo de pacientes, de todas as idades. Reflexologia não pode diagnosticar a doença ou qualquer condição médica; no entanto, em conjunto com pequenas mudanças no estilo de vida, pode dar apoio e aliviar o stress e tensão. Condições ou doenças que foram previamente diagnosticadas pela profissão médica convencional, tais como: condições de stress; dores de cabeça e enxaquecas, dores músculo-esqueléticas (dores nas costas, rigidez no pescoço, ombro rígido, artrite), problemas de sinusite, asma e problemas respiratórios, insónia, obstipação e problemas digestivos, e síndrome do intestino irritável, irregularidades menstruais, infertilidade. Podemos assim dizer, que uma grande variedade de pacientes pode beneficiar dum tratamento de reflexologia, uma vez que permite um maior equilíbrio e bem-estar.

Reflexologia funciona muito bem com o tratamento médico convencional ou outras terapias complementares e alternativas.

O que esperar de um tratamento de Reflexologia?

O objectivo da reflexologia é tratar a pessoa por inteiro e não apenas os sintomas da doença. A primeira visita começa com uma consulta para delinear o historial de saúde, estilo de vida em geral, saúde e bem-estar, e ainda mais importante o que o paciente espera adquirir com o tratamento. Para o tratamento em si, o paciente só tem que tirar os sapatos e meias, relaxar. O tratamento começa com uma massagem relaxante nos pés e depois os pontos reflexos são suavemente estimulados. Durante o tratamento, pode haver desconforto passageiro em um determinado ponto. Este é frequentemente um indicador de desequilíbrio na parte correspondente do corpo, na qual essas áreas têm que ser trabalhadas, restaurando assim o equilíbrio nos sistemas do corpo. A maior parte da sessão é maravilhosamente relaxante e calmante.

Os dois pés são massajados alternadamente, com o polegar do terapeuta. Depois de completar a sequência de tratamento nos dois pés, será aplicado um óleo natural, e o terapeuta pode voltar a massajar as áreas que considerou mais bloqueadas, ou pontos reflexos correspondente á queixa específica do paciente. Nesta segunda fase do tratamento pode ser aplicada um pouco mais de pressão, dependendo do caso e do desconforto do paciente. No caso de ocorrer desconforto, será muito breve, sobrepondo-se á sensação de relaxamento sentida no final do tratamento.

Alguma dúvida?

Para mais informações por favor não hesite em contactar-nos ou consulte FAQs no nosso website.