Acuabi
Centro de Terapias Integradas
Acuabi, Rua Sacadura Cabral, 2512C, 2975-395 Quinta do Conde
Tel. 210 819 424

Massagem Tui na

Tui na

Tui na é uma forma de terapia de manipulação física chinesa, que muitas vezes é usada em conjunto com acupunctura, moxabustão, ventosaterapia, fitoterapia chinesa, Tai Chi e Qi Gong. Tui na é uma parte integral da Medicina Tradicional Chinesa no oriente assim como no ocidente. Muitas escolas de artes marciais, também formam os seus atletas mais avançados, em técnicas de Tui na para poderem gerir lesões e dor adquiridas nos seus treinos.

Tui na é um sistema terapêutico completo, no sentido em que o diagnóstico é uma parte integral e fundamental do tratamento, o que a diferencia dos outros tipos de massagem disponíveis ao público em geral.

Tui na é um tratamento de manipulação corporal ou física, interpretado no ocidente como massagem terapêutica. Tui na usa princípios da teoria chinesa Taoista, assim como das artes marciais, para estabelecer o equilíbrio do corpo. Estes princípios são baseados nas "8 regras terapêuticas ou 8 princípios teóricos de MTC" implementados e seguidos por todas as formas de exercer a Medicina Tradicional Chinesa.

O terapeuta poderá usar diferentes técnicas tais como: amassar, puxar, rolar, pressionar, agarrar, friccionar, deslizar as áreas entre cada articulação (conhecido por portões de energia ou 8 portões) para poder abrir, permitir e disponibilizar o corpo do seu Qi "defensivo" (Wei Qi); para que a sua energia vital circule em ambos, nos meridianos e por sua vez nos músculos, com particular atenção e estimulação em certos pontos de acupunctura. Isto e dito tratar ambas condições aguda e crônica não só de origem musculosquelética mas também exteriores e emocionais.

As técnicas, detalhes e uso de Tui na em diferente problemas de saúde, está documentada e citada no livro "o Imperador Amarelo …" escrito acerca de 2500 anos.

Como é que a Tui na funciona?

A Tui na funciona de acordo com a complexa teoria da Medicina Tradicional Chinesa; fundamentalmente esta teoria baseia-se em promover o equilíbrio e a livre circulação da energia vital, que na China toma o nome de Qi. Na Medicina Tradicional Chinesa todos os aspectos das naturais funções fisiológicas e mentais dependem da circulação do Qi; chegando assim, e nutrindo todos os tecidos do corpo humano.

Na cultura chinesa é reconhecido uma rede de 12 pares de meridianos-um membro por cada par de meridianos no lado direito e o outro no lado esquerdo do corpo. Existem também mais 2 meridianos que circulam no tronco e na cabeça. Estes meridianos não são como vasos, eles não têm nenhuma estrutura anatómica, mas são canais, nos quais a circulação de Qi ocorre. Para visualizar melhor este fenómeno, digamos que são correntes de Qi, tal como as correntes de água no oceano.

Ao longo dos meridianos, em intervalos irregulares, há pontos específicos de acupunctura, onde pressão, agulhas e calor podem afectar ou influenciar a circulação de Qi, nesse meridiano em particular. Este efeito pode-se manifestar e apresentar-se na parte do corpo e meridiano que está a ser manipulado; assim como no mesmo meridiano, mas oposto ou distante da parte do corpo que está a ser manipulada, e o estímulo aplicado.

Quando a circulação de Qi é perturbada em qualquer parte do corpo, o desequilíbrio da energia vital (o Qi) poderá causar dor, imobilidade, doença ou mesmo dor emocional.

A cultura chinesa acredita que a saúde e vitalidade dependem do equilíbrio e de uma livre circulação de Qi no corpo inteiro. Tui na é uma das melhores terapias não invasivas para promover e obter precisamente esse efeito, usando uma vasta variedade de técnicas e métodos de manipulação física.

Quando observamos um tratamento de Tui na, pode parecer apenas uma massagem comum onde é exercida manipulação dos tecidos moles, musculares e articulações. Mas o objectivo ou alvo do terapeuta não só é manipular esses tecidos, mas também diagnosticar e seleccionar os meridianos, e por sua vez os pontos específicos de acupunctura que precisam de ser tratados. Estes são massajados de formas diferentes, para desbloquear e promover uma livre e saudável circulação de Qi.

Tui na é uma forma terapêutica usada na China em problemas e doença que no ocidente é comum serem tratadas por osteopatas, fisioterapeutas, quiropráticos e medicação.

O que esperar de um tratamento de Tui na?

Tui na é uma massagem que pode ser aplicada por cima da roupa. Os pacientes podem estar sentados numa cadeira ou deitados na marquesa, dependendo do problema e local do mesmo apresentado pelo paciente; ou o que é mais confortável para o paciente e terapeuta.

Na primeira consulta ou consulta de diagnóstico, que é mais longa, cerca de 1.30min, visto que a história clínica do paciente será questionada/estabelecida, e o diagnóstico determinado pelo terapeuta, só depois a massagem ocorrerá.

Por vezes a massagem Tui na é aplicada na superfície da pele, em particular quando o terapeuta seleccionou um óleo específico que ajuda e suporta o tratamento e princípios a aplicar no tratamento do paciente.

Por vezes também técnicas como ventosaterapia e moxabustão são usadas no mesmo tratamento; isso também está dependente da causa do problema apresentado pelo paciente, e do diagnóstico e tratamento determinado pelo terapeuta.

Na Acuabi pode usufruir e beneficiar apenas do tratamento Tui na como terapia única (de acordo com a disponibilidade do paciente e terapeuta), ou tem também a oportunidade de conciliar as duas terapias de Medicina Tradicional Chinesa (acupunctura e Tui na) num só tratamento, isto é, todas as quintas feiras, no Centro de Terapias Integradas na Quinta do Conde, realiza-se regularmente, as nossas sessões de acupunctura Multibed onde 2 dos terapeutas da Acuabi (um acupunctor e uma massagista de Tui na) estarão a assistir e a tratar os nossos pacientes. Para mais informações acerca dos nossos terapeutas ou como funciona a acupunctura Multibed, por favor consulte o nosso website.

Como é que a Tui na o pode ajudar?

Tui na trata de dor crónica, especialmente se causado por lesões ou problemas musculosqueléticos. Problemas no pescoço, ombros, imobilidade e dor das costas, ciática, "cotovelo de tenista" respondem muito bem ao tratamento de Tui na. No entanto é impossível tratar uma doença ou problema específico no corpo, sem ao mesmo tempo melhorar a circulação e o estado do Qi no corpo de cada um.

Sendo assim, problemas como, TPM, síndroma do colón irritável, obstipação, dores de cabeça, enxaquecas e um vasto número de problemas emocionais, podem também ser tratados com massagem Tui na.

Alguma dúvida?

Para mais informações por favor não hesite em contactar-nos ou consulte FAQs no nosso website.