Acuabi
Centro de Terapias Integradas
Acuabi, Rua Sacadura Cabral, 2512C, 2975-395 Quinta do Conde
Tel. 210 819 424

Hipnoterapia

Hipnoterapia

O que é Hipnose Clínica?

A hipnose é um processo natural e seguro: durante o dia, nós entramos em transe hipnótico várias vezes, sem nos apercebermos. A hipnoterapia reproduz esse mesmo estado em consultório a fim de facilitar o processo terapêutico , para, assim como um computador, instalar um programa novo ou desinstalar um programa indesejado ou nocivo. O nosso cérebro é uma máquina incrível que vem sem manual.

Hoje em dia, já são conhecidas diversas ferramentas para potencializar o cérebro. Através da hipnose clínica, é possível aceder a outras partes do nosso cérebro, programá-lo e desprogramá-lo.

Saiba mais aqui.

A hipnose clínica é reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e usada em muitos países para o tratamento de diversas patologias. É um método seguro, confiável e eficaz, em que o cliente é levado a um estado de relaxamento e focagem de sua atenção, sem a perda de consciência ou controle, para ser capaz de provocar as mudanças que deseja. É indicado para pessoas de todas as idades, inclusive crianças, numa abordagem pediátrica, chamada hipnopedia.

O que não é hipnose clínica?

  • Não é a dominação do hipnotizado
  • Não é perder o controle
  • Não é um estado de sonho
  • Não é uma experiência extracorporal ou metafísica

Como é que a Hipnoterapia o pode ajudar?

A hipnoterapia é muito usada na preparação para o parto, nas crianças (enurese nocturna, pesadelos, mudanças de comportamento, etc.), e no tratamento de stress, ansiedade, depressão, transtornos do sono, entre outros.

Também é muito utilizada no controle da dor, inclusive como anestesia em cirurgias no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, no tratamento de traumas, medos e fobias. Pode ser usada unicamente como uma técnica de relaxamento.

Tanto a hipnoterapia quanto o hipnoterapeuta não são capazes de provocar nenhum comportamento indesejado; todas as técnicas são seguras e podem ser usadas em pessoas de todas as idades.

Em consultório, pode ser usada para o tratamento de diversas patologias, tais como: Relaxamento, perturbações do sono, depressão, ansiedade, pânico, auto-estima, traumas, distúrbios sexuais, distúrbios alimentares, parar de fumar, transtorno obsessivo/compulsivo, medos e fobias, alergias, controlo de obesidade, controlo da dor, mudança de hábito, melhorar o aprendizado, ampliar o rendimento desportivo, problemas dermatológicos, entre outros.

O que esperar de um tratamento de Hipnoterapia?

A Hipnose Clínica é hoje utilizada para o tratamento de diversas patologias e promoção de mudanças de comportamento, mas ainda existe muito medo e preconceito a respeito da técnica e pouca informação sobre como se dão as consultas, o que acontece dentro do consultório.

Na 1a consulta, a consulta de diagnóstico, é feita uma anamnese, algo como uma conversa, onde o terapeuta conhece melhor o cliente e as suas necessidades, e são recolhidos dados para que a estratégia de tratamento seja traçada, de uma maneira especial, sob medida para cada cliente. A consulta de diagnóstico é feita sentado frente à frente com o terapeuta e nesse primeiro contacto não é utilizado o transe ou qualquer técnica de hipnose clínica. Todos os dados recolhidos são sigilosos, bem como tudo o que acontece durante as consultas.

Na 2a consulta, iniciamos o tratamento através de um relaxamento progressivo, que como o próprio nome diz, o cliente é levado a relaxar de forma especial, confortável e segura, entrando assim no transe hipnótico, onde o terapeuta pode atuar de maneira específica, especialmente preparada para aquele indivíduo em questão. Após cerca de 45 minutos, o cliente é tirado do transe e está apto a realização de qualquer atividade.

As consultas seguintes são utilizadas para avaliação da evolução do caso e novas intervenções terapêuticas, para dar continuidade do tratamento. É importante relembrar que cada caso é um caso, o que faz com que cada tratamento seja único, e o número de sessões necessárias varie de acordo com o paciente e objetivos a alcançar.

Alguma dúvida?

Para mais informações por favor não hesite em contactar-nos ou consulte FAQs no nosso website.