Acuabi
Centro de Terapias Integradas
Acuabi, Rua Sacadura Cabral, 2512C, 2975-395 Quinta do Conde
Tel. 210 819 424

Acupunctura e Medicina Tradicional Chinesa

Acupunctura e Medicina Tradicional Chinesa

Acupunctura é uma medicina oriental, usada para restaurar o equilíbrio normal do corpo humano e das suas funções, estimulando pontos específicos em determinados Meridianos de acordo com o paciente em causa; ajudando assim a harmonizar a "energia vital" de cada um (QI), influenciando não só o bem-estar do corpo mas também da mente. A acupunctura não é só considerada uma terapia holística mas também uma medicina terapêutica. Yin e yang representam 2 forças opostas e interdependentes, que precisam de estar equilibradas para um individuo se manter saudável. Na Medicina Tradicional Chinesa acredita-se que o desequilíbrio dos elementos que constituem o yin e o yang podem ser a causa de doença. O yin simboliza substância material, o corpo e o yang simbolizam energia imaterial, a mente.

Saiba mais aqui.

Acupunctura e Medicina Tradicional Chinesa

A acupunctura ajuda a harmonizar o yin e o yang, isto é, saúde mental e física, promovendo a circulação natural da energia vital pelo corpo de cada um (QI), restaurando assim o mais possível a capacidade do corpo humano de se tratar com os seus próprios mecanismos naturais. Isto obtém-se com o tratamento de acupunctura entre outras técnicas de MTC, activando e estimulando, pontos específicos de acupunctura, o que por sua vez, desbloqueia e promove uma boa circulação de Qi, nos meridianos espalhados pelo corpo, como uma rede de estradas.

Existem 12 meridianos principais que formam uma rede percorrendo o corpo por inteiro. Cada meridiano acomoda e está ligado a um determinado órgão. Cada meridiano tem vários pontos específicos de acupunctura com uma determinada função.

Para visualizar melhor este fenómeno vamos olhar para força da água ou corrente, que muda dependendo da situação (tempo, obstáculos, etc) e vice versa. O mesmo acontece com o Qi que circula nos meridianos do nosso corpo. Outras analogias que representam o que por vezes acontece e a causa de doença no ser humano: o natural estreitamento dos rios pode causar remoinhos de água; barragens naturais causam obstrução; a seca dos rios pode ser devido a causas naturais (o tempo).

Também existem outras técnicas anciãs de Medicina Tradicional Chinesa, tais como ventosaterapia, moxabustão, Gua Sha e Tui na, que podem ser usadas em conjunto no tratamento de acupunctura. Em acupunctura pediátrica algumas destas técnicas são usadas no lugar das agulhas.

Como é que acupunctura o pode ajudar?

A acupunctura é muito conhecida por seus benefícios para a saúde em geral e também para doenças específicas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu através de estudos controlados, que a acupunctura pode ser útil e um tratamento eficaz em várias condições ou queixas, tais como: Reacções adversas à radioterapia e / ou quimioterapia, rinite alérgica (incluindo pólen), cólica biliar, Depressão (incluindo neurose depressiva e depressão após acidente vascular cerebral), disenteria, Dismenorreia, epigastrialgia aguda (em úlcera péptica, gastrite aguda e crónica, e espasmo gástrico), dor facial (incluindo perturbações craniomandibulares), cefaleia, hipertensão, hipotensão, Indução do trabalho de parto, dor no joelho, leucopenia, dor lombar, "Malposition" do feto, náuseas e vómitos, dor de garganta, dor em odontologia (incluindo dor dentária e disfunção temporomandibular), Periartrite de ombro, dor pós-operatória, cólica renal, artrite reumatóide, dor ciática, Entorse, AVC, cotovelo de tenista (link).

Assim como a OMS, outras organizações, como Nice e o BAcC têm evidências de que a acupunctura pode ser muito eficaz para tratar uma variedade de problemas e sintomas, embora todos eles reconheçam que mais pesquisas em estudos controlados devem continuar a ser desenvolvidos. Para mais informações, por favor consulte a nossa página de pesquisa.

O que esperar de um tratamento de Acupunctura?

Com excepção da primeira consulta, em que uma extensa conversa entre o terapeuta e o paciente ocorre para determinar o diagnóstico adequado, nas consultas subsequentes só uma breve conversa ocorre. O que difere o tratamento de diagnóstico dos outros é que, o primeiro tratamento ou de diagnóstico, tem uma duração de 1.30 a 2 horas, no qual o paciente será questionado acerca do seu historial de saúde assim como examinação física. Em todas as consultas o terapeuta mede o pulso, observa a língua e prossegue ao inserir das agulhas muito finas de acupunctura em ponto específicos.

Todos os pacientes têm experiências diferentes, níveis de sensibilidade diferentes e têm diferentes limiares em relação á dor, isto é, o nível de dor para um não é o mesmo para o outro. "Pessoalmente eu não considero o tratamento de acupunctura doloroso", o que a maior parte dos pacientes reporta é que sentem uma ligeira sensação estranha, dormente, ardor ou uma moinha como se alguém pressionasse uma nódoa negra; qual quer uma destas sensações só tem a duração de alguns segundos. Há pacientes que não sentem nada.

Se for necessário, outras técnicas de tratamento serão usadas em conjunção com acupunctura, isso vai depender da natureza da queixa do paciente ou e aonde a queixa está localizada. Tais como: Ventosas, Massagem Tui na, Moxa-Artemísia. Acupunctura é um tratamento seguro, todas as agulhas usadas num tratamento de acupunctura são individualmente empacotadas e esterilizadas, para uso único.

Os terapeutas da Acuabi seguem estritamente os códigos profissionais de ética e segurança recomendados e exigidos por lei e por entidades da ordem de BAcC (British Acupuncture Council). O acupunctor está habilitado para exercer primeiros socorros.

A Acupunctura trata uma série de condições clínicas, tais como, problemas respiratórios, emocionais e de comportamento, dependências como álcool e drogas, lesões ósseas e musculares, problemas digestivos, de imunidade, problemas ginecológicos, e de fertilidade, gravidez, parto e pós parto, assim como acupunctura pediátrica.Para mais informação acerca de acupunctura, por favor clique aqui.

Alguma dúvida?

Para mais informações por favor não hesite em contactar-nos ou consulte FAQs no nosso website.