Acuabi
Centro de Terapias Integradas
Acuabi, Rua Sacadura Cabral, 2512C, 2975-395 Quinta do Conde
Tel. 210 819 424

Acupunctura Pediátrica (infantil)

Acupunctura Pediátrica

Sendo eu mãe de dois filhos e habituada a interagir e conviver com outros pais e outras crianças no meu dia-a-dia, comecei a aperceber-me que mais e mais crianças estão ou ficam doentes regularmente.

Crianças muito novas de 2 ou 3 anos a serem diagnosticadas com Asma como se fosse a doença da moda e a serem receitadas bombas de inalar prescritas normalmente para a vida, ou diagnosticados com ADD/ADHD e medicados com Retalia para toda a vida. Ou, ainda mais comum, constipações contantes e recorrentes, vómitos e cólicas, iras frequentes (grandes birras por vezes violentas), insónias ou perturbações de sono, alergias e Enurese nocturna (incontinência nocturna).

Estes são alguns dos problemas mais comuns que passaram pela minha clínica quando exercia no Reino Unido e na minha opinião a medicação esta facilmente disponível e não é sempre a opção mais saudável. Mas quero frisar que em certos casos seria irresponsável não seguir o concelho médico convencional porque é indispensável.

Quando o tratamento de acupunctura é dado a crianças (até 18 anos de idade), o pai, mãe ou adulto responsável tem que estar presente durante toda a consulta, e terá que dar o seu consentimento por escrito para a criança em questão ser tratada. Durante a consulta inicial o acupunctor pede ao adulto responsável informações sobre o historial de saúde da criança e dos pais, e qual a principal queixa da criança. Dependendo da idade da criança, e a condição apresentada, o acupunctor pode decidir não tratar com agulhas na primeira consulta, e outros métodos, tais como massagem, manutenção e ou reajustamento da dieta ou aconselhamento sobre o estilo de vida da criança, assim como outras técnicas, como moxa ou ímãs, podem também ser usadas. A primeira consulta geralmente dura 1 hora e meia, tal como em todas as outras consultas de diagnóstico de acupunctura, e as consultas posteriores duram de 30 a 40 minutos; devido a duração das consultas posteriores serem mais curtos, o valor a cobrar também é ligeiramente reduzido. Há situações em que o acupunctor precisa tratar a criança 3 vezes por semana, por um curto espaço de tempo, para a criança poder recuperar, e nestes casos, a duração do tratamento é de muito pouco tempo, só vai ser uma visita de 10 minutos de cada vez, e o valor a pagar só vai reflectir o preço das agulhas assim como o tempo despendido na consulta (normalmente o valor é cerca de €10).

Na minha experiencia, as crianças na maioria dos casos respondem muito bem e rapidamente ao tratamento de acupunctura (isto não e sempre o caso com adultos) com muito bons resultados.

No ponto de vista da acupunctura e Medicina Tradicional Chinesa, às vezes, as crianças nascem com fraca energia, ou com desequilíbrios muito significativos em que diferentes causas são possíveis. Sem tratamento estas fraquezas ou desequilíbrios têm tendência para ficar para o resto da vida da criança. Com tratamento de acupunctura durante a infância, pode facilmente restaurar a saúde e dar-lhes uma vida e futuro muito mais feliz.

O tratamento com acupunctura por si só, é extremamente eficaz, e em algumas situações, por exemplo, ataques agudos de asma, a acupunctura é realmente o tratamento alternativo de escolha. Em condições crónicas o progresso é mais lento, mas mais uma vez os resultados são positivos.

Dependendo da idade da criança, as condições ou problemas de infância apresentados, o tratamento de acupunctura tem provado ser muito eficaz e benéfico em queixas como: Otite, asma, tosse crónica, enureses nocturna (xixi na cama), insónia, problemas de comportamento (incluindo ADD ou ADHD, de crescimento lento / desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem), problemas digestivos e diarreia crónica ou obstipação (prisão de ventre). Embora acupunctura possa ajudar com uma ampla variedade de condições crónicas e agudas (mencionados acima), por favor, não hesite em contactar-nos, se tiver alguma dúvida se acupunctura é o tratamento adequado para a sua criança.

Nem todos os tratamentos de acupunctura pediátrica requerem o uso de agulhas, outras técnicas de tratamento são também usadas, sendo estabelecido na primeira consulta de diagnóstico que tem a duração de cerca de uma hora, por vezes um pouco mais. As subsequentes consultas têm a duração de 30 minutos e, regra geral são semanais mas isso também será determinado na primeira consulta. Também há casos em que o acupunctor precisa de tratar a criança várias vezas por semana, nesses casos específicos as consultas só duram 10 ou 15 minutos e o paciente só pagara o preço das agulhas, essa informação será estabelecida e clarificada ao paciente e ao adulto encarregado e responsável, na primeira consulta de diagnóstico.

Alguma dúvida?

Para mais informações por favor não hesite em contactar-nos ou consulte FAQs no nosso website.