Acuabi
Centro de Terapias Integradas
Acuabi, Rua Sacadura Cabral, 2512C, 2975-395 Quinta do Conde
Tel. 210 819 424

Acupunctura Multibed

Acupunctura Multibed

Um dos objectivos da Acuabi é fornecer uma alternativa de tratamento mais acessível aos seus pacientes, proporcionando-lhes o acesso a várias terapias não convencionais, através da inovação de poder escolher entre dois formatos de tratamento diferentes.

O primeiro formato consiste na utilização da Acupunctura Multibed e Terapia de Grupo permitindo que o paciente acabe por pagar uma taxa muito reduzida por cada consulta.

Este conceito permite que o paciente se possa comprometer com um curso ou plano de tratamento completo, aumentando exponencialmente as hipóteses de uma recuperação ou melhoria substancial da condição ou doença que apresentava.

O outro formato consiste no método tradicional de consultas privadas (só paciente e terapeuta com 60 minutos) à taxa habitual, de acordo com o mercado actual da área de terapia pretendida pelo paciente.

Apesar de um determinado número de pacientes preferir e poder pagar um curso completo de tratamento através formato privado (só paciente e terapeuta com 60 minutos de consulta), é nossa convicção que muitos deles não o poderão fazer por diversas rasões. Neste caso, tornar-se-á muito difícil para o paciente comprometer-se com um curso ou plano de tratamento completo, limitando assim a eficácia do tratamento e ficando incapaz de superar ou melhorar da condição ou doença com que se apresentou em primeiro lugar. Este aspecto faz com que, muitas vezes, o paciente abandone o tratamento, o que, consequentemente, fará com que o seu problema persista, piorando a sua condição e correndo o risco que a sua condição se torne crónica.

A prática de acupunctura, num formato multibed, é economicamente viável não só para o terapeuta mas também para o paciente, já que este acaba por pagar cerca de 45% menos por consulta, em comparação com uma consulta no formato privado (só paciente e terapeuta com 60 minutos de consulta). Para o Terapeuta é também economicamente viável, já que, no espaço de duas horas, pode atender 4 ou 5 pacientes. Para além disso, permite à Acuabi oferecer tratamentos a um preço mais acessível, com melhores serviços e resultados clínicos, aumentando o número de pacientes atendidos e oferecendo a possibilidade ao Terapeuta de obter um rendimento mais sustentável.

A prática de acupunctura no formato multibed, é um conceito ancestral que é aplicado diariamente na China e demais países Asiáticos. No Reino Unido, a clínica Gateway, fundada em Londres nos anos 80 por John Tindall, introduziu o conceito e conta actualmente com mais de 60 clínicas de Acupunctura que praticam o formato Multibed.

Hoje em dia, o conceito Multibed é uma realidade muito popular por toda a Europa, tendo muita procura como uma alternativa de tratamento, neste momento de instabilidade e dificuldades económicas que vivemos em Portugal, na Europa e em muitas sociedades espalhadas pelo mundo.

Acupunctura Multibed na Acuabi

Acupunctura Multibed

Todas as consultas terão que ser por marcação. Por vezes, em certas condições ou doenças apresentadas, não é apropriado que o paciente seja tratado através do formato Acupunctura Multibed. Esta situação será determinada e esclarecida na primeira consulta, durante a fase de diagnóstico.

Na primeira consulta de diagnóstico, o paciente será sempre atendido em privado, numa sala só na presença do acupunctor. Posteriormente as consultas serão efectuadas numa sala maior, em simultâneo com outros pacientes e a colaboração de outra terapeuta.

Nas consultas seguintes, os pacientes deverão chegar com um intervalo de meia hora entre eles. (Por ex.: um paciente tem uma marcação para as 16 horas, o paciente seguinte terá a sua ás 16.30 e assim sucessivamente).

O acupunctor irá ter uma breve conversa com o paciente para determinar o progresso do tratamento anterior e decidir o tratamento a efectuar. Este pode incluir várias técnicas para além da puncturação de agulhas de acupunctura. Técnicas como massagem Tui na, Ventosaterapia ou Moxabustão podem ser usadas no mesmo tratamento. O terapeuta pedir-lhe-á para se deitar na marquesa e expôr a parte do corpo necessária para proceder à primeira fase do tratamento. Um dos terapeutas assistirá o paciente enquanto o outro receberá o paciente seguinte e procederá à primeira fase de tratamento, entretanto retorna ao primeiro paciente para finalizar o tratamento deste. Quando acabar este, será o terceiro paciente a ser atendido e assim sucessivamente até às 20h, hora em que será admitido o último paciente do dia.

Informação útil da Acupunctura Multibed

Pedimos a todos os pacientes que sejam pontuais, visto que cada acupunctor atende mais do que um paciente. Logo, no caso de um paciente chegar com mais de 10 minutos de atraso, o acupunctor será forçado a remarcar para outro dia, porque não só, não haverá tempo suficiente para efectuar o tratamento mas também porque prejudicaria todos os outros pacientes que se seguiriam.

Não é aconselhável que os pacientes estejam em jejum há mais de 3 horas. Se assim for, é extremamente importante e recomendável que o paciente informe o acupunctor.

Pedimos também aos pacientes se possível para trazerem roupa larga e fácil de despir e vestir, porque a maior parte das vezes não é necessário que o paciente se dispa por completo, por exemplo: puxamos a camisola ligeiramente para cima para poder expor a parte lombar das costas ou tirar as meias para expôr os pés; uma camisola de alcinhas para poder expôr facilmente o pescoço, o ombro, braço e parte do peito.

Alguma dúvida?

Para mais informações por favor não hesite em contactar-nos ou consulte FAQs no nosso website.